ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO CITRIODORA (O DE SAUNAS) MOSTRA EM ESTUDO POTENCIAL TERAPÊUTICO CONTRA A DOENÇA DE ALZHEIMER E PARKINSON

eucaliptoUm óleo tão barato quanto o eucalipto citriodora (Corymbia citriodora), comumente utilizado em saunas, jamais poderia ser imaginado como tendo potencial terapêutico na doença de Alzheimer. Mas seu mecanismo de ação dentro da célula, no processo de respiração da mitocôndria, apontou seu grande potencial, digno de maior atenção pelos cientistas, em doenças degenerativas, como o Alzheimer, Parkinson, ataxia, doença de Alper, doença de Leber, miopatias, rabdomiólise e doença de Leigh. Leia mais a seguir o resumo da pesquisa e no final o link do estudo científico na íntegra.

Efeito do óleo essencial de Eucalyptus citriodora sobre o metabolismo energético mitocondrial

Com o fim de contribuir ao conhecimento da sua atividade a nível celular, foi avaliado o mecanismo de ação do óleo essencial de Eucalyptus citriodora (Fam. Myrtaceae) sobre a bioenergética mitocondrial, o efeito sobre a taxa de consumo de oxigênio de mitocôndrias energizadas (estados 3 e 4) e o coeficiente de controle respiratório (CCR). Usando técnicas espectrofotométricas, foi analisada a atividade dos complexos da cadeia respiratória. Os resultados obtidos indicam que o óleo essencial de E. citriodora aumenta a velocidade do consumo de oxigênio nos estados 3 e 4, reduz o CCR, desacopla a fosforilação oxidativa, aumenta a atividade da citocromo c oxidase e aumenta a atividade ATPase em mitocôndrias intatas, a partir da concentração de 10 µg / mL. Estes resultados sugerem que o óleo essencial ou seus metabolitos afetam o funcionamento normal do transporte de elétrons na cadeia respiratória e na síntese de ATP.

Estes resultados despertam grande interesse no potencial farmacêutico do óleo de Eucalipto citriodora, por causa da diminuição da atividade da citocromo c oxidase tem sido associado com várias patologias, tais como ataxia, doença de Alper, doença de Leber, miopatias , rabdomiólise e doença de Leigh (40-42). De igual modo, estudos recentes Du et al. (43) mostraram a demência vascular atribuída a diminuição da atividade da citocromo c oxidase, perda de funções cognitivas e da memória em ratos.

A atividade aumentada da citocromo c oxidase mediada óleo de E. citriodora, e a ativação desta enzima, sugere uma alternativa terapêutica contra a doença de Alzheimer (46).

Referências gerais: Vesga, Luis Carlos. Efeito do óleo essencial de Eucalyptus citriodora sobre o metabolismo energético mitocondrial. Rev.Colomb.Quim. vol.43 no.2 Bogotá May 2014
http://www.scielo.org.co/pdf/rcq/v43n2/v43n2a02.pdf

(46) GC-MS analysis of Eucalyptus citriodora leaf extract and its role on the dietary supplementation in transgenic Drosophila model of Parkinson’s disease. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23318758

Detalhe, apenas fique atento ao fato que os óleos de eucalipto vendidos em supermercados ou casas de piscina para uso em saunas, são diluídos na média de 20-30% com óleo mineral ou água (neste caso com algum surfactante). O óleo essencial puro é barato, mas possui um valor maior agregado se comparado a estes produtos genéricos de mercado que são impuros e misturados.

Outra observação a ser feita é que o componente ativo neste óleo é o citronelal, um aldeído que não encontramos em outros óleos de eucalipto do mercado, como o e. globulus, e.radiata, e.robusta. e.hortelã, e. cidreira, etc. Estas outras espécies não são indicadas para estes mesmos usos aqui descritos no estudo. O eucalipto citriodora é rico em poderosa atividade antiinfecciosa, com estudos destacando potencial de seu uso em penumonia, tuberculose e outras doenças pulmonares graves, ocasionadas por bactérias. Além disso, há pesquisas denotando ação anticancerígena para o citronelal.

Autor:
Fábián László
Cientista Aromatólogo

Óleo de eucalipto citriodora 100% puro e cromatografado você encontra na

93413356-5F51-4DC5-96B7-616CA321745C.png

Sua Saúde Natural!

www.pria.com.br

Obs.: A Pria não comercializa medicamentos. As informações aqui presentes são meramente ilustrativas e advindas de fontes referenciadas. Em caso de doença, oriente-se com seu médico.

‪#‎aromaterapia‬ ‪#‎óleoessencial‬ ‪#‎aromacologia‬ ‪#‎óleosessenciais‬‪#‎aromatologia‬ ‪#‎laszlo‬ ‪#‎laszloaromaterapia‬ ‪#‎aromas‬ ‪#‎reiki‬ ‪#‎massagem‬‪#‎massoterapia‬ ‪#‎beleza‬ ‪#‎perfumaria‬ ‪#‎acupuntura‬ ‪#‎medicina‬‪#‎enfermagem‬ ‪#‎fitoterapia‬ ‪#‎plantasmedicinais‬ ‪#‎homeopatia‬ ‪#‎saúde‬‪#‎eucalipto‬ ‪#‎sauna‬ ‪#‎alzheimer‬ ‪#‎ataxia‬ ‪#‎eucaliptocitriodora‬ ‪#‎neurologia‬‪#‎cérebro‬

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s